quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Nível 4

Pensando globalmente e agindo localmente acredito que minha ação poderia ser realizada no local em qua passei minha infânica, adolescência e que vivo atualmente: minha casa na vertical, ou seja, meu prédio. Penso neste espaço porque é uma forma de ampliar e compartilhar o que venho fazendo há algum temppo em minha casa.
Um tempo atrás alguns moradores perceberam que separar os materiais é tão importante quanto economizar água e luz, entretanto por alumas razões - como o caminhão da coleta seletiva não passar no dia e consequentementeos os materiais ficarem acumulados mais tempo em casa - o pessoal foi se desmobilizando. Moral da história: os materias reciclados voltaram a ser colocados juntamente com os inorgânicos.
Partindo desse quadro atual pensei em agir da seguinte forma, ocorre uma assembléia a cada três meses que reuni boa parte dos condomínos, este espaço é ideal para fazer um primeiro contato e sentir o que eles pensam acerca da coleta seletiva. Num segundo momento sensibilizá-los em torno da questão, utilizando vídeos, fotos entre outros materiais. Posteriormente iniciar um período de adaptação que culminaria na implantação da coleta seletiva no prédio. Descrevo dessa forma génerica mas sei que não é assim que as coisas caminham, exige um tempo para que as pessoas mudem seus hábitos já tão arraigados, é necessário ter paciência e compreensão.

Nenhum comentário: